11º Fórum de Educadores de Dança realiza bate-papos e lançamentos de livros com entrada franca

Bate-papo sobre a trajetória da Jornada de Dança da Bahia com Fatima Suarez, Gaby Albuquerque e Gisela Tapioca, com mediação de Daniela Guimarães. Após o bate-papo, haverá o lançamento da publicação que celebra os 15 anos da Jornada, contando a história do festival e das pessoas que fizeram parte dela. Para completar a noite, haverá a entrega do Prêmio Duncan a personalidades da dança.

Bate-papo com os professores do Fórum, Lucio Baglivo, Guego Anunciação e Adriana Belbussi, com mediação de Daniela Guimarães, a partir da frase de Isadora Duncan que inspira a edição deste ano da Jornada.

A programação da Jornada inclui o lançamento do livro “Do corpo negro no balé clássico: historiografias, racismos e insurgências”, de autoria de Guego Anunciação e publicado pela Editora Mente Aberta. A obra discute as estruturas raciais e coloniais presentes no balé clássico. Com uma escrita que entrelaça teoria, crítica e experiência pessoal, Guego Anunciação revisita as narrativas históricas da dança, questionando apagamentos e reinscrevendo as presenças negras que foram silenciadas.
Guego Anunciação é bailarino, coreógrafo e pesquisador de dança. Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura), especialização e mestrado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atualmente cursa o doutorado. É também o diretor e coreógrafo da Reforma Cia de Dança.
O evento de lançamento acontecerá no dia 22 de novembro de 2025 (sábado), das 17h às 19h, no Foyer do Espaço Xisto Bahia, com entrada franca. A programação inclui uma performance seguida de um bate-papo com o autor, que estará autografando exemplares do livro, com vendas disponíveis no local.


Destinado a professores, educadores e estudantes de dança, o 11º Fórum de Educadores de Dança ocorre entre 20 e 23 de novembro de 2025, na Escola de Dança da UFBA, Campus Ondina, Salvador.
O Fórum é um espaço de investigação, qualificação e troca de saberes, com uma programação gratuita de oficinas e bate-papos. As oficinas são ministradas por professores renomados e voltadas para participantes previamente selecionados
Oficinas do 11º Fórum de Educadores de Dança
"IMPROVISAÇÃO - TORNANDO O INVISÍVEL VISÍVEL"
COM ADRIANA BELBUSSI (URUGUAI)
20 e 21 de novembro, das 9h às 11h30
A oficina propõe colocar os corpos em movimento para explorar as motivações, desejos e urgências que informam as maneiras de se mover, pensar e criar.
Adriana Belbussi é uma proeminente bailarina, criadora e docente uruguaia com mais de três décadas de carreira. Com formação em balé clássico e especialização em dança contemporânea, construiu uma trajetória internacional, atuando no Uruguai, Brasil e Europa e colaborando com instituições renomadas. Seu trabalho autoral é vasto e premiado.
"O BALÉ SEM A CORTE: O BALÉ CLÁSSICO NA CONTEMPORANEIDADE E AS QUESTÕES ENTRE RAÇA, GÊNERO E CLASSE" COM GUEGO ANUNCIAÇÃO (BA)
20 e 21 de novembro, das 9h às 11h30
O curso prático-teórico utiliza exercícios técnicos e rodas de conversa para discutir a inserção do balé na contemporaneidade. A intenção é ampliar os estudos do corpo, ressignificando o balé clássico a partir de questões de raça, gênero e classe.
Guego Anunciação é bailarino, coreógrafo e pesquisador de dança. É Bacharel, Licenciado, Especialista, Mestre e Doutorando em Dança pela UFBA. Atuou como professor na Escola de Dança da FUNCEB e na UFBA, e atualmente é diretor e coreógrafo da Reforma Cia de Dança, com trabalhos no Brasil e no exterior.
"MOVIMENTO LÚCIDO: DANÇA CONTEMPORÂNEA, FERRAMENTAS TEATRAIS E TÉCNICA ACROBÁTICA" COM LUCIO BAGLIVO (ARG/ESP)
22 e 23 de novembro, das 9h às 11h30
A oficina busca encontrar a expressão de movimento única de cada participante, articulando ferramentas de dança contemporânea, teatro e acrobacia. O objetivo é mergulhar em uma metodologia que forneça estrutura para tomar decisões coerentes durante a improvisação, permitindo aprofundar o desenvolvimento de uma ideia e de um universo particular. A oficina é destinada a qualquer pessoa interessada em movimento, sem necessidade de experiência prévia.
Lucio Baglivo é um artista que atua como bailarino, acrobata, ator e diretor, com carreira consolidada na Europa e Argentina. Ex-ginasta campeão, transitou para as artes cênicas, formando-se em circo, dança e teatro. Residente em Madri desde 2007, seu trabalho autoral busca uma fusão poética entre dança, acrobacia e teatro.
"DANÇA GRIOT: O MÉTODO GRIOTLAB NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS COREOGRÁFICAS" COM PACO GOMES (BA)
22 e 23 de novembro, das 9h às 11h30
A oficina é um desdobramento do método Griotlab, que visa estimular e resgatar memórias para transformá-las em células de movimento, criando um vocabulário genuíno para a construção de cenas coreográficas autobiográficas. A pesquisa, iniciada em 2009 na San Francisco State University, adapta a metodologia Griot de contação de histórias para a linguagem do movimento. O método utiliza o corpo como ambiente de autoconhecimento e resgate de memórias para a construção de narrativas.
Paco Gomes é bailarino, coreógrafo, músico e professor, com estudos em danças folclóricas e religiosas desde a infância. Formado em dança pela UFBA e especialista em dança-educação pela UNEB, lecionou em importantes instituições na Califórnia, como a San Francisco State University e a Stanford University. Em 2007, foi indicado ao prêmio Isadora Duncan como coreógrafo.


