
Formação Itinerante de Professores de Dança dá início à 15ª Jornada de Dança da Bahia
A 16ª edição da Formação Itinerante de Professores de Dança circula pelo norte da Bahia, nas cidades de Campo Formoso e Juazeiro, e retorna às capitais Goiânia e Belém para capacitar jovens dançarinos e professores de dança, além de profissionais das áreas de educação física, música e artes cênicas em geral. Esta formação gratuita visa fortalecer o intercâmbio de experiências artístico-pedagógicas e promover uma prática docente reflexiva e criativa.
A Formação integra três atividades, todas elas gratuitas: os Encontros "A Natureza Criativa do Ser", voltados para professores e artistas; as Oficinas para Estudantes e a apresentação do espetáculo A Arte de Isadora Duncan, aberto ao público. Desde sua criação, a Formação já foi realizada em mais de 30 localidades em todo o Brasil, incluindo cidades como Aracaju, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
ENCONTROS “A NATUREZA CRIATIVA DO SER”
Nos encontros para professores serão ministradas aulas de dança moderna nos fundamentos de Isadora Duncan dentro de uma perspectiva contemporânea. As aulas abordarão a criação coreográfica, a improvisação e a experimentação sobre alguns trabalhos coreográficos de Duncan, apresentados por Fatima Suarez e pelo grupo Contemporânea Ensemble.
Os participantes da Formação Itinerante de Professores de Dança receberão, também gratuitamente, a matrícula para o Módulo 1 da Certificação Online na Técnica de Isadora Duncan ECD. A certificação online tem 5 módulos e é voltada para estudos básicos no trabalho de Isadora Duncan, preparando dançarinos para ensinar a dança de Duncan para crianças e adultos não profissionais.
Os participantes da Formação poderão ainda inscrever-se nas convocatórias das atividades do evento principal da 15ª Jornada de Dança da Bahia, que acontece entre 19 e 23 de novembro de 2025, em Salvador(BA): o Fórum de Educadores de Dança, a Residência Artística Internacional e a Mostra INVEX.
Podem se inscrever gratuitamente professores de dança e de artes em geral. Para cada cidade serão disponibilizadas 30 vagas, das quais 60% serão destinadas a pessoas negras ou indígenas.
OFICINAS PARA ESTUDANTES
As oficinas acontecem nas cidades de Campo Formoso e Juazeiro e são destinadas a jovens entre 12 e 29 anos de idade, que sejam estudantes ou artistas interessados em dança. As aulas serão ministradas por professoras da Escola Contemporânea de Dança (ECD) e membros do Contemporânea Ensemble.
A ARTE DE ISADORA DUNCAN
O espetáculo mostra a obra desta grande criadora através de coreografias originais compostas entre 1900 e 1927 e atualizadas por Fatima Suarez (diretora artística do Mantra Centro de Dança/Escola Contemporânea de Dança) e Lori Belilove (diretora artística da Isadora Duncan Dance Foundation, de Nova York). Após a apresentação, o elenco do Contemporânea Ensemble participa de um bate-papo com o público. A entrada para o espetáculo é franca e as vagas estão sujeitas à lotação do espaço.
Com um acentuado teor estético, histórico, documental e pedagógico, a apresentação possibilita ao público o acesso a uma importante parte da memória viva da dança produzida no Ocidente e o conhecimento do trabalho desenvolvido na Bahia pela única companhia especializada no repertório de Isadora Duncan de toda a América do Sul. As coreografias integrantes da apresentação são um resumo dos trabalhos criados durante a vida daquela que é um ícone da dança moderna, considerada a precursora da dança livre, que rompeu com os padrões do ballet clássico e devolveu à dança seu valor como arte sagrada e popular.
15ª JORNADA DE DANÇA DA BAHIA
A Formação Itinerante de Professores de Dança é a primeira ação da Jornada de Dança da Bahia, evento que chega à sua 15ª edição com reconhecimento nacional no desenvolvimento da educação em dança, em busca de estabelecer conexões inventivas entre artista, professor, aluno e público. Uma das marcas da Jornada está em sua inspiração nos ideais e na filosofia de dança de Isadora Duncan (1877-1927). Este traço se revela em todas as atividades da Jornada e se expressa ainda mais claramente no mote desta edição, “Danço o que sou”, frase inspiradora da precursora da dança moderna, a bailarina estadunidense Isadora Duncan.
A Jornada de Dança da Bahia, idealizada pelo Mantra Centro de Dança, sob a direção de Fatima Suarez, vai além dos palcos, promovendo espaços de reflexão, formação e intercâmbio entre profissionais e estudantes. O evento propõe uma incursão pela dança em suas múltiplas linguagens e possibilidades. Realizada desde 2005, a Jornada tem contribuído para dinamizar a dança e seu ensino na Bahia e tem realizado o intercâmbio entre profissionais locais, nacionais e internacionais, promovendo debates artísticos-pedagógicos, capacitação de dançarinos e professores, e a promoção de espetáculos.
O evento principal da Jornada acontece entre os dias 19 e 23 de novembro de 2025, em diversos espaços culturais e praças públicas de Salvador (BA). A programação da Jornada inclui diversas atividades, como o Fórum de Educadores de Dança, a Mostra Artística, a Mostra INVEX e a Residência Artística Internacional.
Destinado para professores e estudantes de dança, o Fórum de Educadores de Dança propõe um ambiente de diálogo e troca de experiências, estimulando a reflexão sobre os desafios e perspectivas do ensino da dança. O Fórum busca aprofundar o debate sobre as metodologias de ensino, a formação de professores e o papel da dança na educação e na sociedade. A programação do Fórum inclui oficinas exclusivas para participantes já selecionados mediante convocatória, com professores de diversas partes do Brasil e do mundo. Já os bate-papos do Fórum, abertos ao público, abordam temas caros ao universo da dança.
A Residência Artística Internacional, conduzida por professores convidados, reúne artistas selecionados através de chamada pública em uma imersão criativa, cujo resultado é exibido dentro da Mostra Artística no encerramento da Jornada. Já a Mostra INVEX – INVente EXperimente apresenta trabalhos de jovens coreógrafos, revelando a potência e a diversidade da nova geração da dança no Brasil. Para todas essas ações haverá convocatórias para inscrições em agosto.
A Jornada ainda reafirma seu compromisso com a acessibilidade, oferecendo audiodescrição, intérprete de Libras e acesso para cadeirantes em sua programação. O evento se consolida como um importante espaço de fomento à dança na Bahia, promovendo a formação, a criação e o intercâmbio entre artistas, educadores e público.
A 15ª Jornada de Dança da Bahia conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, da Brasil PCH Santa Fé, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e do Programa Ibercena (Funarte/MinC); produção do Mantra Centro de Dança e realização da Escola Contemporânea de Dança e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
SERVIÇO: FORMAÇÃO ITINERANTE DE PROFESSORES DE DANÇA
Encontros com Professores, Oficina para Estudantes e Espetáculo)
CAMPO FORMOSO (BA) - 29 A 31 DE JULHO
29/07
14h às 16h — Oficina para Estudantes
Local: IFBA Campus Campo Formoso
18h às 22h — Formação Itinerante para Professores de Dança
Local: Centro Cultural Prof. Rômulo Galvão de Carvalho
30/07
18h às 22h — Formação Itinerante de Professores de Dança
Local: Centro Cultural Prof. Rômulo Galvão de Carvalho
31/07
16h às 18h — Formação Itinerante de Professores de Dança
Local: Centro Cultural Prof. Rômulo Galvão de Carvalho
19h — Espetáculo A Arte de Isadora Duncan seguido de bate-papo
Local: Centro Cultural Prof. Rômulo Galvão de Carvalho
JUAZEIRO (BA) - 01 A 03 DE AGOSTO
1º/08
15h às 17h — Oficina para Estudantes
Local: Colégio Estadual de Tempo Integral Lomanto Júnior
18h às 21h — Formação Itinerante de Professores de Dança
Local: Centro de Cultura João Gilberto
02/08
14h às 18h — Formação Itinerante de Professores de Dança
Local: Centro de Cultura João Gilberto
19h — Espetáculo A Arte de Isadora Duncan seguido de bate-papo
Local: Centro de Cultura João Gilberto
03/08
9h às 12h — Formação Itinerante de Professores de Dança
Local: Centro de Cultura João Gilberto
GOIÂNIA (GO) - 26 A 28 DE AGOSTO
26/08
8h às 11:40 — Formação Itinerante de Professores de Dança
Local: Universidade Federal de Goiás
19:30h — Espetáculo A Arte de Isadora Duncan
Local: Teatro Goiânia (Mostra Giro8)
27/08
8h às 11:40 — Formação Itinerante de Professores de Dança
Local: Universidade Federal de Goiás
28/08
8h às 10h — Formação Itinerante de Professores de Dança
Local: Universidade Federal de Goiás
BELÉM (PA) - 16 A 19 DE SETEMBRO
16/09
9h às 12:30h— Formação Itinerante de Professores de Dança
Local: Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA)
17/09
9h às 12:30h — Formação Itinerante para Professores de Dança
Local: Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA)
18/09
9h às 12:30h — Formação Itinerante para Professores de Dança
Local: Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA)
19/09
19:30h — Espetáculo A Arte de Isadora Duncan
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas
Links de inscrição:
CAMPO FORMOSO:
Formação (Encontros): Inscrições até 20 de julho.
Espetáculo: Inscrições até o dia do espetáculo.
Oficina para Estudantes: Inscrições até 27 de julho.
JUAZEIRO:
Formação (Encontros): Inscrições até 20 de julho.
Espetáculo: Inscrições até o dia do espetáculo.
Oficina para Estudantes: Inscrições até 27 de julho.
GOIÂNIA:
Formação (Encontros): Inscrições até 8 de agosto.
Espetáculo: Inscrições até o dia do espetáculo.
BELÉM:
Formação (Encontros): Inscrições até 29 de agosto.
Espetáculo: Inscrições até o dia do espetáculo.
Outros links:
Site da Jornada: www.jornadadedancadabahia.com
Perfil do Instagram: www.instagram.com/jornadadedancadabahia
Assista à Formação Itinerante de Professores de Dança em Porto Alegre
Confira abaixo a galeria da Formação em 2024








